quinta-feira, 24 de maio de 2012

cultura surda

Texto escrito a partir da web conferência com o professor Fabiano Souto Rosa, formado em Pedagogia pela Ulbra,  professor da UFPEL. O professor Fabiano tem uma particularidade ele é surdo e está empenhado em divulgar a cultura surda.
Ele nos fala que para um melhor aprendizado do aluno surdo a família deve ser a base, ressaltou  o tempo todo a importância da famíla, na busca de informações e conhecimentos sobre os direitos dos surdos.
Ele estudou em escolas com inclusão, mas onde ele aprendeu mesmo foi na universidade, porque lá tinha intérprete da língua de sinais e ele enfatiza a importância do intérprete na vida do surdo e do direito que eles tem em ter esse profissional para auxiliá-los. Ele também citou a Lei: 10.436 que veio facilitar muito o aprendizado do surdo,  e com o decreto 5626 regularizando a linguagem de sinais e  obrigando qualquer estabelecimento a  ter um  intérprete. O surdo não quer uma escola espcecial e sim uma escola bilingüe.
Hoje o governo paga o curso para o professor que quiser fazer o curso de LIBRAS e muito interessante que ele relatou também é que  com as tecnologias ficou muito mais fácil para o surdo aprender porque ele substitui o sentido da audição pelo sentido da visão e como a lingua de sinais é sua primeira língua facilita muito aprender a segunda lingua que é a Língua Portuguesa , essas tecnologias vem em vídeos na internet, DVDs  e CDs. Ele houve com os olhos. Surdez não é uma deficiência  e sim uma cultura, só precisamos conhece-la e endende-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário