As tecnologias já estão presentes na nossa vida e na escola não é diferente, mas as mídias, essas são usadas na sala de aula?
A escola, o professor, sabem como usar as mídias?
Um professor que simplesmente larga seu aluno em frente ao computador para que este faça o que bem entender, mostra que não sabe usar dessa ferramenta, assim como a escola que não incentiva os seus professores a usar pedagógicamente todos os tipos de mídia.
Hoje a escola larga atrás, em relação as mídias que se tornaram muito mais atraentes do que as aulas ditas "normais", onde o professor explica a matéria, usando apenas os livros didáticos e o aluno as vezes até faz algum questionamento, mas sem muito interesse ou sequer aprender o conteúdo.
O uso das mídias na educação abre um leque de possibilidades de ensino, a internet, o rádio, o DVD, o cinema, o jornal impresso, fazem parte do dia a dia e precisamos delas, então o professor deve se apropriar delas e inseri-las no seu plano de aula, em seus projetos, que com certeza envolverá miuito mais o aluno e toda a comunidades escolar.
Com o uso das mídias esse professor passa a ser um problematizador, um guia, e assim o aluno terá seu senso crítico crítico mais apurado e saberá distinguir o que deve ou não assistir, sites que são ou não confiáveis.
O ensino será mais prazeroso, o professor com certeza aprenderá junto, poderá desenvolver uma pedagogia de projetos, o interesse do aluno pela escola será maior, assim como o interesse pela pesquisa e pelo estudo.
" A cultura jovem não está presente na escola de um modo geral..." Rosely Sayão
A Psicóloga também fala que a escola foi estruturada no século XVII, mudaram as roupas, o vocabulário, os uniformes, mas a escola continua a mesma e a LDB ( Lei de diretrizes e bases), permite mudar, então está na hora da escola parar de resistir, e inovar.
Escola e alunos devem fazer parte do mesmo mundo.
As mídia devem sim, serem inseridas na educação o mais rápido possível.
_______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário